segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A história da origem dos computadores

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II
Rebeca Maria da Silva
22 de novembro de 2010
Relatório de aplicação do plano de aula

Este relatório descrever as ações realizadas durante a aplicação do plano de aula de história cujo tema é “A história da origem dos computadores” onde pesquisamos através do google, tendo por objetivos que os alunos possam: Reconhecer a influência da informática em seu cotidiano;Desenvolver nos alunos o conhecimento  de recursos disponíveis para pesquisa com as  ferramentas oferecidas atualmente, tais como Google etc.;
Desenvolver o interesse no uso adequado do computador;Relacionar as transformações ocorridas através dos tempos sobre o computador.
A execução do plano de aula ocorreu no dia 10 do mês corrente, em uma turma do 3º Ano do Ensino Fundamental onde participaram cerca de 10 alunos que aceitarão ser fotografados. Foram duas aulas de quarenta minutos (cada), distribuídas em três momentos. O primeiro e o segundo momento ocorreram na primeira aula e o último momento ocorreu na segunda aula.
Na primeira aula, fizermos um levantamento acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que seria informática para eles. E enfocarmos acerca do uso de ferramentas de pesquisa. Neste planejamento utilizarmos o Google, por ser um site bastante acessado para pesquisa, e assim fomos pesquisar acerca da origem dos computadores.
Nossa maior finalidade foi que os alunos percebam o quanto a ferramenta é importante para fazer diversas pesquisas e que devemos utilizar-la de forma satisfatória. Tendo em vista, o fato que muitos alunos conheciam a ferramenta, mas utilizava-a de outras maneiras. Muitos sabiam fazer a busca, mas de forma errada colocavam apenas as palavras e assim viam diversos arquivos que não serviam para a pesquisa, foi direcionado para os alunos que eles colocassem (“ “) as aspas,pois fazendo assim os artigos viriam mais específicos e outros alunos só sabiam mexer no Orkut.No segundo momento,foi pedido aos  alunos que relatassem o que gostaram e aprenderam com aquela atividade,  os mesmos relaram  que foi bastante proveitoso,pois eles não imaginava com seria o computador a muitos anos atrás,que a  informática influenciava nas suas vidas, pois temos “que saber utilizar o computador para conseguir um emprego”,outros relataram que a intervenção feita acerca de com pesquisar foi muito satisfatória ,pois muitos diziam que não sabia que teria que colocar as aspas para pesquisar artigos,documentos específico.  
O planejamento foi pensado inicialmente para os alunos pesquisarem apenas sobre modelos de computadores, fizermos essa pesquisa, mas percebemos que eles não sabiam pesquisar, o que digitar para encontrar o que estavam procurando etc. Contudo houve umas adaptações do planejamento inicial com este, pois temos que nos adaptar as dificuldades dos alunos, pois só assim teríamos um planejamento bem sucedido. Devemos sempre saber que nem sempre a proposta colocada é adequada para eles, mas devemos sempre nos adaptar ao cotidiano escolar, envolvendo conhecimento prévio desses alunos,com os conteúdos propostos em sala de aula,no entanto estamos lidando com seres pensantes e que uns tem dificuldades e outros não, tendo em vista, que nossa sala é feita de uma mistura heterogênea o que para nos professores é sempre um desafio a serem enfrentados todos os dias.
No último momento, após o recreio, entregamos um papel, na qual os alunos deveriam colocar as observações feitas anteriormente, de forma escrita, já que a oral tinham sido feita, e que todos a socializaram as descobertas de cada um. Nesta folha, foi solicitado que eles escrevessem um pequeno texto sobre as atividades e que dessem sugestões para acrescentar e o que eles gostariam que fossem incluídos nessas atividades no seu cotidiano escolar, como muitos alegaram que não escreviam direito preferiram relatar oralmente, mas intervir dizendo que não estaria corrigindo erros de português ou pontuação, mas que apenas queriam saber as respostas do que foi pedido. Em suma, foi muito gratificante, pois a maioria mostrou-se interesse pela atividade, sugeriram que fossem aplicadas outros conceitos que explorassem o funcionamento do computador, que as atividades tivessem mais freqüência na escola, pois tornou a aula mais interessante e todos gostariam que fosse incluído esse tipo de atividades na sala de aula. Ao final desse pequeno texto, cada aluno, individualmente, escreveu novas atividades que eles queriam que fossem feitas com o uso do computador, onde ficou proposto de serem analisadas essas propostas, muitas bastantes interessantes, e que voltaríamos nessa escola para aplicar as atividades que eles mesmos tinham proposto.
Por fim, os objetivos propostos foram alcançados satisfatoriamente em sua aplicação, tirarmos algumas fotos a serem exibidas neste documento, onde acreditamos que todas as escolas deveriam ter laboratórios de informática para trabalharem com os alunos atividades que explorem o computador, como também noções de informática e trabalhar com eles questões de cidadania e autoestima. Portanto, a avaliação desses alunos, foi percebida que houve um interesse acerca da atividade aplicada e que não vai só ficar no momento da atividade, mas sim eles desenvolveram em seu cotidiano e muitos ficarão bastante emotivados a aprender a fundo sobre o computador, no entanto concluímos que o objetivo pedagógico do plano de aula foi atingido com muito êxito.


 

 

Um comentário:

  1. Rebeka,
    Cabe uma reflexão sobre como utilizaste a metodologia proposta para o uso da internet em sala de aula. Coisas como: não solicitar pesquisas sem ter um site confiável para indicar ao aluno!

    ResponderExcluir